Blog

Operação contra fraude na apuração de PIS e COFINS por empresas do Simples Nacional é deflagrada pela Receita Federal

06/10/2022 Golpistas se passaram por consultores

A operação chamada OPERAÇÃO RETIFICADORA, deflagrada pela Polícia Federal visa esclarecer alegados "serviços de consultoria" prestados a pequenas e médias empresas, que optam pelo Simples Nacional, com o objetivo de sonegação fiscal, em especial o PIS e COFINS. A operação identificou que contribuintes do Simples Nacional apresentaram declarações retificadoras para obter  restituição indevida de tributos já pagos.

 

COMO FUNCIONA

Os "Consultores", enganavam os empresários dizendo que teriam direito ao ressarcimento do PIS e COFINS. Mas os "Consultores" na verdade  alteravam indevidamente a receita bruta como sendo relativa à comercialização de produtos sujeitos à tributação monofásica de PIS e COFINS (combustíveis, produtos farmacêuticos e de perfumaria, máquinas e veículos, autopeças e bebidas frias). A alíquota incidente nesses produtos é zero para varejistas, e então essas declarações retificadoras geravam artificialmente um valor a ser restituído ao empresário.



A estimativa é que somente esse grupo criminoso investigado pela Operação Retificadora tenha gerado um prejuízo de 44 milhões aos cofres públicos que serão cobrados agora com a incidência de multa e juros.

Estão sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e em Nova Lima, expedidos  pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Minas Gerais, bem como o bloqueio de cerca de 40 milhões que seriam de propriedade do grupo fraudador. Os acusados poderão ser enquadrados nos crimes de estelionato e associação criminosa.

 

 

Fonte: Receita Federal