Blog

Restituição IR 2023: saiba como verificar pendências e receber os valores

07/08/2023 O montante a ser restituído alcançou R$ 7,5 bilhões, e o pagamento está previsto para ocorrer no dia 31 de julho

A Receita Federal anunciou a tão aguardada liberação da consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. A notícia trouxe alívio a 5,6 milhões de contribuintes brasileiros, que aguardavam pela restituição.

 

Para verificar se estão incluídos no terceiro lote, os contribuintes podem realizar a consulta de forma simples e rápida por meio da página oficial da Receita Federal na internet. Basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”.

 

É importante destacar que além da consulta básica, a Receita Federal disponibiliza a opção de realizar uma consulta completa da situação da declaração, permitindo verificar se há alguma pendência.

 

O acesso ao extrato de processamento, disponível no e-CAC, possibilita ao contribuinte identificar possíveis irregularidades e informações equivocadas em sua declaração.

 

O crédito das restituições referentes a este lote específico será realizado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração.

 

No entanto, caso o crédito não seja efetuado por algum motivo, a Receita Federal oferece alternativas para garantir que o contribuinte receba os valores de forma prática e rápida. Uma opção é utilizar o Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) para reagendar o recebimento dos valores. Além disso, o contribuinte também pode entrar em contato com a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

 

Fonte: Contábeis